Famosos principalmente entre as crianças, os ônibus articulados da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) transportaram passageiros por Maringá por cerca de dez anos. Popularmente chamados de “minhocão” ou “sanfonados”, começaram a circular na cidade em 1998.
Os dez ônibus articulados aquiridos pela TCCC faziam linhas que tinham maior demanda de passageiros. Cada um tinha capacidade para 150 passageiros (sentados e em pé), praticamente o dobro da capacidade de um ônibus convencional.
No entanto, os “minchocões” saíram de circulação por volta de 2008 pois, segundo a empresa, a cidade não tinha estrutura para comportá-los.
“Aquele tipo de ônibus precisa de corredores ou faixas exclusivas para terem melhor desempenho. Esperávamos que o município fizesse isso na época, mas não ocorreu. Em Curitiba e em São há desses ônibus, mas lá tem corredores exclusivos”, justifica o diretor executivo da TCCC, Roberto Jacomelli.
De acordo com ele, os ônibus articulados foram vendidos e um deles ficou com a prefeitura para a realização de projetos.
Expressinho
E do expressinho, você lembra? Era um micro-ônibus com ar-condicionado que custava o dobro dos convencionais. Além de ter a temperatura ambiente agradável, o ônibus oferecia a comodidade de você parar onde bem entendesse.
“Justamente por isso tinha muita reclamação de motoristas, porque os ônibus paravam em qualquer lugar. A demanda também foi caindo e por isso não justificava mais ter”, diz Jacomelli sobre o fim da circulação do expressinho.
De acordo com ele, o expressinho começou a funcionar na cidade por volta de 2004 e transportou passageiros por pouco mais de 10 anos.
Das antigas
Além dos articulados e expressinhos, Maringá já teve vários modelos de ônibus. Abaixo, você confere uma galeria de fotos que mostram os que já percorreram pela cidade.
Fonte: GMC online