O pagamento de contas e serviços via pix é uma praticidade e facilita no dia a dia. Nesta segunda-feira, 24, a Prefeitura de Maringá informou que os contribuintes agora podem fazer o pagamento de impostos municipais via pix.
Na emissão das guias de IPTU, ISS, ITBI e outras taxas, será gerado um QRCode para pagamento pelo celular.
De acordo com o superintendente da Secretaria de Fazenda, William Sérgio Carmona Bustos, o pagamento de impostos com valor alto era um problema, que poderá ser resolvido com o pix.
Além de ser mais prático para o contribuinte, esse serviço significa redução de custos para o município.
“A Prefeitura tinha um grande problema de meios de pagamento. Pois muitos tributos municipais, como o ISS e o ITBI, o valor às vezes é acima de R$ 5 mil ou R$ 10 mil, e o contribuinte não conseguiria pagar se não fosse num banco conveniado com a Prefeitura. Muitas vezes quando o contribuinte não tem conta nesses bancos, não teria como pagar. […] Quando o contribuinte pagava no banco, a Prefeitura precisava pagar uma taxa, que com o Pix será 6 vezes menor. É uma economia para a Prefeitura e uma facilidade para o contribuinte”, afirma.
Os pagamentos podem ser feitos dentro do horário comercial e a baixa no sistema é feita até o final do próximo dia útil.
Segundo a prefeitura, já foram emitidas este ano mais de 886 mil guias de pagamentos de tributos em geral. Faltam ser emitidas mais de 4,3 mil guias até o fim do ano.