O padrinho dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2018, Gustavo Borges, participou de um bate-papo com os atletas da competição nesta terça-feira (6), no boulevard. Em tom paternal, o medalhista olímpico falou da sua experiência, respondeu perguntas e também deu conselhos para chegar ao ponto mais alto do pódio. “É um grande orgulho fazer parte dos Jogos, estar presente e curtir um pouquinho dessa energia que envolve educação e esporte”, afirmou.
O nadador conquistou quatro medalhas olímpicas e 19 pan-americanas. Ele se despediu das piscinas em 2004 e, desde então, continua fomentando o esporte. Por meio do projeto “Metodologia Gustavo Borges”, o atleta trabalha o desenvolvimento da natação com crianças de diversas cidades brasileiras, contribuindo com a formação cidadã dos pequenos.
Ao conversar com os participantes dos JUBs, Gustavo Borges disse que a competição nada mais é do que “a celebração de todo o treinamento”. Para ele, com disciplina, confiança e concentração, os atletas têm tudo para conseguir bons resultados nesta 66ª edição. “O caminho pelo qual buscamos o sucesso é muito parecido: fazer o básico. Às vezes, queremos tanta coisa e não estamos dispostos a pagar o preço. Quando a gente faz uma escolha, se compromete com aquilo, o caminho fica traçado. Divirtam-se nos momentos oportunos, mas se concentrem sempre que necessário”, aconselhou.
Para os atletas que tiveram contato com o nadador olímpico, as dicas foram fundamentais. Raquel Cabral, competidora de natação pela Unifacex-RN, disse que é inspirador e animador ver “um exemplo” como Gustavo. “Ele conseguiu chegar ao objetivo que muitos de nós sonhamos e ouvir a história dele e os métodos que ele usa é algo muito bom”, diz a atleta que pratica a modalidade há 15 anos.