Nesta quarta-feira (26), em Maringá, cientistas revelaram detalhes uma nova espécie de dinossauro. Batizada de Vespersaurus paranaensis, a espécie que é única no mundo e o primeiro dinossauro do Paraná.
A espécie foi apresentada no Auditório Nadir Cancian, anexo à Universidade Estadual de Maringá (UEM), e recebeu o nome de Vespersaurus paranaensis, que significa “dinossauro do oeste”. Isso porque os fósseis foram encontrados no sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste, no noroeste do Paraná.
Ele era bípede e carnívoro, mas pequeno, tinha apenas um metro e meio de altura. E fazia parte dos terópodes que viveram a 90 milhões de anos atrás. O dinossauro se locomovia com base em apenas um dos dedos do pé. Os outros dois eram usados como garras para fisgar e cortar as presas.
Parentes próximos do Vespersaurus paranaensis viveram na Argentina e na África, mas este encontrado no Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste, é único do mundo até momento. O paleontólogo Max Langer da USP de Ribeirão Preto comenta o assunto.
A novidade foi anunciada na manhã desta segunda-feira (24) pelo Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste em Parceria com a UEM e a Universidade de São Paulo (USP).