O projeto “Cinema a Céu Aberto”, promovido pela Secretaria de Cultura de Maringá, traz uma grande novidade ao público. Trata-se de um novo projetor, de 9 mil lumens e um telão inflável de 16x8m, que irá melhorar a experiência dos espectadores. Os novos equipamentos foram adquiridos após um chamamento público realizado em 2021.
O empreendimento Eurogarden, do grupo Nogarolli, patrocinou a compra dos itens, no valor de R$ 100 mil. A assinatura simbólica do convênio entre a Prefeitura de Maringá e a empresa ocorreu na tarde desta quarta-feira, 18.
De acordo com a Gerente de Marketing do grupo Nogarolli, Kessia Stemmer, a parceria é uma forma do empreendimento chegar a outros lugares dentro de Maringá. “A gente sempre comenta que o Eurogarden é um lugar para todos, desde as pessoas que já frequentam os nossos jardins, e agora no próximo domingo nós vamos inaugurar outros espaços, como praça italiana, bike stop, lugar para cachorros, e essa parceria então visa desde as pessoas que vão lá frequentar, e essa forma de entregar pra secretaria de cultura o telão e o projetor é uma forma também do Eurogarden chegar a outros lugares de Maringá, chegar perto das pessoas de uma forma muito diferente, que é a cultura, porque a gente acredita que a cultura nos transporta por alguns momentos para a nossa imaginação, para a nossa fantasia, e quem muito tem a ganhar é a população, e as crianças, com certeza, que nós vamos exibir bastante filmes infantis”.
Segundo o Secretário de Cultura de Maringá, Victor Simião, a parceria trará muitos benefícios à população que sempre prestigia o projeto. “Ao longo dos últimos anos nós temos acompanhado o mercado nacional de economia criativa, de economia da cultura, e nós percebemos que o poder público tem que atuar, tem que entregar, e uma das formas de às vezes acelerar e de conseguir resultados melhores é chamando a iniciativa privada para participar e trabalhar em conjunto”.
Segundo o secretário, foi utilizada uma lei decreto do município de parceria, feito o chamamento público e o resultado é esse. “Um investimento na casa dos R$ 100 mil num projetor e num telão que já está para a história”, destaca. Ele diz que talvez nenhuma rede de cinema tenha um telão desse tipo. “O projetor de 9 mil lumens, exagerando um pouquinho, mas é realístico, ele consegue, inclusive, projetar na claridade. Então você vai ter filmes de qualidade sendo exibidos de uma forma única, colocando Maringá mais uma vez como referência para o nosso país”, fala.