A 1ª edição do Festival Pé Vermelho de Poesia, que ocorre em Maringá nos meses de abril e maio, está com as inscrições abertas até o fim do mês. Durante as atividades haverá formação para a escrita de poemas, laboratório de corpo e voz e elaboração de poesia visual.
Contemplado pelo prêmio Aniceto Matti, o projeto é dividido em três formações, como explica a coordenadora do festival, Érica Paiva Rosa.
“A primeira formação é uma oficina de curtinhas, ou seja, poemas curtos em que os poetas vão criar dez poemas curtos para a produção de pílulas poéticas. Então, no dia do festival os poetas vão ter essas pílulas poéticas para distribuir para as pessoas que estiverem no evento. A segunda formação é uma oficina de Pocket Zine, na qual os poetas vão montar um Pocket Zine e produzir dez cópias dele para distribuição durante o festival. Então na hora de elaborar esse Zine eles vão pensar em tema, formato, design, dobradulho, ilustração e manipulação. A terceira formação é um laboratório de corpo e voz dividido em duas etapas: Na primeira etapa os poetas vão fazer uma oficina de jogos teatrais com a atriz e poeta Andresa Viotti”, explica.
Uma curadoria fará a seleção dos poetas através de critérios como criatividade, originalidade e histórico com a literatura que deverá ser enviada no momento da inscrição. Os escolhidos vão receber uma ajuda de custo de R$ 700.
“Quem não for selecionado para a ‘Residência Poética’ pode assistir as oficinas pelo canal do YouTube Slam Pé Vermelho. As oficinas serão transmitidas ao vivo e é só acompanhar pelo YouTube nas datas e horários de cada atividade, pois não vai ficar disponível depois”, diz.
Outras informações podem ser acessadas através do Instagram do Festival no @slampevermelho. As inscrições podem ser feitas clicando neste link