76340048-articulado-tccc

Você se lembra dos ônibus que circularam em Maringá?

Famosos principalmente entre as crianças, os ônibus articulados da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) transportaram passageiros por Maringá por cerca de dez anos. Popularmente chamados de “minhocão” ou “sanfonados”, começaram a circular na cidade em 1998.

Os dez ônibus articulados aquiridos pela TCCC faziam linhas que tinham maior demanda de passageiros. Cada um tinha capacidade para 150 passageiros (sentados e em pé), praticamente o dobro da capacidade de um ônibus convencional.

No entanto, os “minchocões” saíram de circulação por volta de 2008 pois, segundo a empresa, a cidade não tinha estrutura para comportá-los.

“Aquele tipo de ônibus precisa de corredores ou faixas exclusivas para terem melhor desempenho. Esperávamos que o município fizesse isso na época, mas não ocorreu. Em Curitiba e em São há desses ônibus, mas lá tem corredores exclusivos”, justifica o diretor executivo da TCCC, Roberto Jacomelli.

De acordo com ele, os ônibus articulados foram vendidos e um deles ficou com a prefeitura para a realização de projetos.

Expressinho

E do expressinho, você lembra? Era um micro-ônibus com ar-condicionado que custava o dobro dos convencionais. Além de ter a temperatura ambiente agradável, o ônibus oferecia a comodidade de você parar onde bem entendesse.

“Justamente por isso tinha muita reclamação de motoristas, porque os ônibus paravam em qualquer lugar. A demanda também foi caindo e por isso não justificava mais ter”, diz Jacomelli sobre o fim da circulação do expressinho.

De acordo com ele, o expressinho começou a funcionar na cidade por volta de 2004 e transportou passageiros por pouco mais de 10 anos.

782e2b5347f66cc0346a3e5ca09174b0

 

Das antigas

Além dos articulados e expressinhos, Maringá já teve vários modelos de ônibus. Abaixo, você confere uma galeria de fotos que mostram os que já percorreram pela cidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Fonte: GMC online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *